top of page
Buscar
  • Agência Glass

Aprenda como escrever textos que vendem!

Separamos para vocês 5 dicas de como escrever um texto matador! Crie textos atraentes e melhore a performance de suas campanhas.


Você sabe mensurar o impacto que um conteúdo tem na tomada de decisão? Se nunca parou para pensar, saiba que é GIGANTE! Não importa o formato, a forma de escrever pode convencer as pessoas e faz toda a diferença na conversão. Para se destacar da concorrência você pode optar por uma linguagem mais direta e apostar em algum gatilho mental, por exemplo. O Copy para Marketing Digital precisa ser pensado em cada detalhe, nenhum pode passar despercebido. Todos precisam ter um porquê.


Com o tempo, as ideias vão surgindo. Quanto mais você trabalha com Copy, mais você conhece as técnicas e acaba pensando sobre cada frase colocada. Vamos agora aprender as principais técnicas que envolvem o Copy para Marketing Digital para que você arrase nas criações!


1. Tenha sempre a sua persona em mente


Dominar quem é a persona é o passo principal para garantir um copy de sucesso.

Já aconteceu de você abrir um e-mail marketing ou ver um texto no Instagram e pensar: "Nossa, parece que esse texto foi escrito para mim!" Então, muito provável que tenha sido mesmo.

Nós que trabalhamos com marketing digital, sabemos que é preciso ir no detalhe, na dor das pessoas para que os materiais fiquem personalizados e possamos desenvolver o copy certeiro, no tom de voz ideal para aquele leitor.

Nossa dica, para uma persona bem desenhada, é olhar dados demográficos de seus clientes e, se possível, fazer uma entrevista com alguns dos mais recorrentes para entender o que os atraiu em sua campanha, no produto e tudo mais. Cada detalhe vale muito!


2. Use verbos de ação


Pensando nos CTA, o melhor a se fazer é usar e abusar dos verbos de ação!

Ex: Vamos supor que você deseja que o lead se inscreva em uma landing page para fazer o download de um ebook, veja só esses dois tipos de CTA para o botão:

  1. Baixe grátis

  2. Download gratuito

A sugestão aqui é usar o primeiro, porque ela é mais direta e simples e o verbo “baixe” já condiciona o leitor e mostra que não vai haver nenhum trabalho extra para conseguir o material. Já a palavra “download”, dependendo de quem é sua persona, fica pouco convincente. Entenderam a diferença? Bora praticar!


3. Trabalhe bem a palavra-chave


O uso correto da palavra-chave é uma das formas mais certeiras de atrair o público de maneira orgânica ou de fazer os anúncios de mídia paga ficarem ainda mais eficientes. Por isso, sabendo qual palavra-chave você vai usar, você já consegue entender a intenção do seu lead e criar material personalizado.

Por exemplo:

  • em postagens de blog, ela deve aparecer algumas vezes ao longo do texto, no título, em intertítulos e também na URL. Além disso, trabalhar sinônimos dessas palavras também ajuda no ranqueamento;

  • em Landing Pages, coloque-a na URL e dê destaque à palavra na página. Só não vale repetir demais para não forçar;

  • nos anúncios de mídia paga, acrescente-a em títulos e descrição, de forma que a leitura e a experiência do leitor não seja comprometida;

  • nas redes sociais, você pode entender a principal dor do público e transformar em hashtags que vão facilitar que as pessoas cheguem até sua postagem.

4. Conheça bem seu produto ou serviço antes de escrever


Depois de dominar a persona, chegou a hpra de entender cada detalhe de como seu produto ou serviço age na solução da dor do cliente. É isso que fará que seu copy para Marketing Digital fique ainda mais interessante aos leitores.

É muito importante que você colha depoimentos dos clientes para entender quais as funcionalidades são mais atraentes e como essa ferramenta permitiu o sucesso do cliente. Converse com seus clientes e procure entender quais os detalhes que fazem eles preferirem você à concorrência.

Com base nessas informações, fica muito mais simples fazer um copy para Marketing Digital que gere mais interesse e, na sequência, as tão sonhadas conversões.


5. Instigue a pessoa a resolver um problema


O fato de alguém estar fazendo buscas na internet para encontrar uma solução significa, antes de mais nada, que ela tem uma dor que precisa ser resolvida. Por isso, a nossa última dica e não menos importante é escrever seu copy para Marketing Digital com toda a empatia do mundo, é preciso se colocar no lugar do público e pensar como ele.

De volta à persona que busca uma solução de atendimento ao cliente. Imagine que a dor dela esteja na demora em atender os pedidos, que vão se acumulando ao longo do dia, afinal, não há nada automatizado.

Com isso em mente, você pode começar falando que a demora em responder os clientes resulta em insatisfação e até possíveis cancelamentos e mostra como sua solução resolve essas dores, seja com chat 24 horas nos 7 dias da semana, inteligência artificial e até mesmo uma curva pequena de aprendizado.

Agora, como isso se transforma em copy, certo? Existem algumas alternativas que podem chamar a atenção, veja algumas formas:

  • Quer melhorar seu atendimento ao cliente e acabar com a insatisfação? Conheça nossa ferramenta X;

  • Trazer agilidade ao atendimento ao cliente resulta em satisfação e indicações de novos contratos. Veja tudo o que nossa ferramenta faz por você.

  • Quer oferecer um atendimento ao cliente prático e sem enrolação? Nossa ferramenta é a solução.

É claro que você vai precisar adaptar o texto de acordo com sua persona e seu serviço. Mas a ideia é basicamente essa: mostrar uma dor e, na sequência, a sua solução a esse problema.


Juntando todas essas dicas não tem como você não criar uma Copy para Marketing Digital personalizada e matadora!

Ainda tem dúvidas? Escreve para a gente e vamos te ajudar!


10 visualizações0 comentário
bottom of page