top of page
Buscar
  • Foto do escritorFlávia Lopes

CONSUMIDOR 4.0: POR QUE MINHA EMPRESA PRECISA ESTAR PREPARADA PARA ATENDÊ-LO?


Muito é falado na internet sobre como preparar nossas redes sociais para atendimento. O quão é importante estar online e como o Marketing Digital vem sendo imprescindível e crescente na era digital.


Porém, algo fundamental e pouco explorado é o consumidor. Claro que sabemos as regras de etiqueta para lidar com clientes e premissas básicas do que fazer ou não durante um atendimento, por exemplo. Mas você sabe quem é o Consumidor 4.0? Qual seu comportamento? E o principal, porque ele é tão importante no Marketing Digital?


Se não sabe, caro leitor, então continue a leitura e tenha vantagem contra seus concorrentes!


Para falar do Consumidor 4.0, precisamos fazer uma breve viagem ao tempo e entender quem eram os Consumidores 1.0, 2.0 e 3.0. Philip Kotler, uma das referências em estudo de Marketing, afirma que a evolução do consumidor acompanha a evolução do Marketing.


De forma resumida, no Marketing 1.0, o foco das ações era no produto, por conta disso, o consumidor não projetava sua compra pela marca e sim pelo o que o produto poderia trazer como solução, sua relação com a empresa era apenas de compra e as informações que o interessavam eram técnicas.


No Marketing 2.0 a crise de petróleo nos anos 70 fez com que o crescimento econômico migrasse para o Oriente, tornando a demanda escassa e a competitividade maior. Dessa forma, por conta da geração de demanda, os produtos não possuíam um posicionamento distinto fazendo com que os profissionais de marketing percebessem que a geração de demanda deveria substituir o “produto” pelo “cliente”. O consumidor 2.0 passa a ser mais bem conectado e informado e surgem novos conceitos de Marketing como: marketing emocional, marketing experimental e valor de marca.


No Marketing 3.0 o consumidor continua sendo o foco e acrescentam-se ações, cujos aspectos são humanizados e o corporativismo passa a assumir uma maior responsabilidade social. Kotler afirma que o desafio dos profissionais de marketing nessa fase era

alcançar os consumidores como seres humanos plenos, feitos de alma, coração e espírito.


O Consumidor 4.0 é a evolução do 3.0, mas o que faz ele ser diferentão afinal? A tecnologia!


Esse consumidor está em constante mobilidade, segundo Kotler, geralmente trabalha distante de onde mora e está sempre com

pressa. Por essa razão tudo deve poupar-lhe tempo e ser instantâneo. São nativos digitais, suas decisões de compra podem ser tomadas em qualquer lugar e a qualquer hora. A maioria deles acredita mais no fator social do que nas comunicações de marketing. Estão mais predispostos a criação de comunidades, pois além de se preocuparem cada vez mais com a opinião de outros, compartilhar suas próprias opiniões e fazer avaliações, estão se sentindo cada vez mais vulneráveis às manobras do marketing.

Por essa razão, as marcas que tratarem seus consumidores como amigos, e tornarem-se parte integral de seu estilo de vida, sairão na frente nessa corrida.

O consumidor 4.0 tem amplo acesso à informação e preza pela experiência de qualidade.


Agora que você já sabe um pouco sobre esse consumidor, como sua empresa poderá atendê-lo? Vamos de dica?


1. Crie uma relação de proximidade com seu público:

O consumidor atual não deseja apenas adquirir um produto, ele que ter influência sobre ele. Ser ouvido, ter seus desejos considerados e desdobrados em produtos e serviços que o atenda. Quanto mais aberta for a marca com seu cliente, mais engajamento ela conseguirá.


2. Seu atendimento precisa se destacar aos demais

Ainda hoje algumas empresas não percebem a importância de um bom atendimento, seja para fidelização do cliente ou para através dele, adquirir novos. A marca que tiver bom atendimento e for além, tendo um atendimento humanizado, estará na frente sem muitos esforços. Invista em um atendimento em múltiplos canais, ágil e principalmente que seja solucionador. Solucione os problemas de seus clientes e dê todo o suporte necessário.


3. Mostre porquê é bom adquirir seu produto, adicionando valor agregado.

O pertencimento ao grupo, que já foi mencionado aqui, faz com que o consumidor se posicione através do que consome. Lembre-se: os clientes buscam mais do que um objeto ou serviço, eles querem também os aspectos subliminares, como o valor da marca, o status que aquele serviço ou produto proporciona perante o grupo no qual está inserido.


4. Garanta a presença da sua marca nas redes sociais

Sabendo que o consumidor 4.0 é aquele em mobilidade constante, é de se esperar, como já falamos também, que seu consumo acompanhe essa característica. As redes são uma forma de o cliente entender melhor a sua marca e se você não está onde ele procura, sua empresa pode perder relevância.

Esteja nas plataformas adequadas ao seu negócio e identifique os canais em que seu cliente possa estar!



Atualmente já se fala também do Marketing e Consumidor 5.0. Fique ligado, porque em breve, falaremos deles por aqui ;)



Gostou das nossas dicas?

Aqui deixaremos outros links para que você possa se aprofundar e saber mais sobre esse consumidor!




7 visualizações0 comentário
bottom of page