Buscar
  • Agência Glass

Entenda o que é e como utilizar o Marketing de Experiência


Todo mundo sabe que muito além da qualidade de nosso produto ou serviço prestado, é preciso ter em mente que nossa empresa só terá sucesso efetivo se mantivermos um bom relacionamento com nossos clientes.

Conquistar os clientes é uma das principais características de todas as ações de marketing, e para isso é preciso que você mostre ao consumidor que ele é importante, solucionando suas dúvidas, seus problemas e o atendendo com o cuidado que ele merece.

Uma das maneiras mais eficazes de realizar essa "conquista" é por meio do marketing de experiência.

Não sabe como? Então se liga nas dicas que nós temos para você!


O que é marketing de experiência?

O marketing de experiência tem como objetivo conquistar, engajar e fidelizar o cliente por meio de ações que geram respostas emocionais e faz com que as pessoas criem vínculos afetivos com a marca, produto e principalmente com o atendimento.

Essas ações não servem apenas para atrair seu cliente, mas também para criar e praticar os valores de sua empresa e mostrar como ela enxerga seus consumidores e sua própria marca diante de todo o mercado.

Todo mundo já teve pelo menos uma experiência boa e uma ruim com alguma compra. A experiência ruim fez com que a marca responsável não te transmita mais confiança e dificilmente você voltará a fazer negócio com ela. Isso porque sua experiência criou um estímulo negativo.

O marketing de experiência busca fazer com que os estímulos sejam sempre positivos e que na hora de comprar aquela marca, seja a primeira a ser lembrada. Entre os sentidos utilizados nas ações estão à visão, paladar, tato e audição, que são acionados por meio de experiências capazes de te proporcionar pequenos momentos de prazer ou até mesmo te remeter a uma situação positiva de sua vida, como o nascimento de um filho, um almoço em família, entre outros.


Porque usar o marketing de experiência?

Depois de entender o que é o marketing de experiência, é preciso entender o motivo pelo qual ele é tão importante para a estratégia de sua empresa e o que ele pode fazer para melhorar a venda e os resultados de seu negócio. Entre os benefícios do marketing de experiência está a identificação de sua marca, mesmo longe do ponto em que realiza as vendas, já que as lembranças podem ser construídas de diversas maneiras e por meios divergentes.

Além disso, você também consegue fortalecer o relacionamento com o consumidor, que ao se identificar com a experiência, guarda essa lembrança e é constantemente remetido ao que vivenciou na hora de comprar ou também de indicar serviços e produtos para outras pessoas.

Com as ações realizadas, você também consegue deixar o consumidor mais curioso sobre o que vende e faz com que mais pessoas procurem sua marca. O aumento de vendas é consequência de todas essas vantagens.

Para isso, te explicaremos como você deve realizar esse tipo de marketing.


Como fazer marketing de experiência

Para te ajudar a fazer a estratégia digital assertiva para conquistar os clientes, vamos mostrar dicas que farão de sua empresa mais um case de sucesso desse tipo de marketing.


NÃO FIQUE EM SEU PONTO DE VENDA PADRÃO

A primeira dica está exatamente em sair do lugar comum, nada de usar o mesmo ponto de venda de sempre, amplie as ações para pontos com pouco investimento, seu website ou e-commerce ou até mesmo em eventos, apresentações, pontos móveis de venda e também quiosques ou locais que façam a venda de seu produto e marca.

Você pode ainda inaugurar pontos novos já concebidos com as proporções e aparelhos necessários para criar todas as experiências que você deseja que seu público vivencie e que melhor representem seus valores, produtos e serviços.


SEJA UMA EMPRESA INOVADORA

Todo profissional de marketing sabe que é preciso pensar fora da caixa para se diferenciar da concorrência e alcançar outras pessoas. Não precisa ser necessariamente algo que ninguém imaginou, mas é importante que se tenha uma visão diferenciada, tanto em abordagem, como ações na hora de criar conceitos e traçar seu planejamento de marketing digital.


FAÇA SUA EMPRESA ABRAÇAR A IDEIA

Nós sabemos que nenhuma ideia é realmente um sucesso se não acreditamos em seu potencial, o mesmo acontece com o marketing de experiência. Por isso, o primeiro passo a ser feito é mostrar aos seus colaboradores e promotores a importância de ter seu negócio nesse nicho.

Faça com que todas abracem essa ideia e crie experiências até mesmo dentro de sua empresa, para que todos entendam o que essas ações podem fazer na hora de atrair, conquistar e fidelizar um número maior de pessoas. É possível também realizar interações em novas mídias, formatos diferentes do que costuma usar e até mesmo redes sociais.


COLOQUE O CLIMA DE SEUS PRODUTOS NO PONTO DE VENDA

Seu ponto de venda é sua vitrine, não importa se ele é uma grande loja ou apenas um quiosque. Por exemplo, se você realiza venda de maquiagens, coloque consultoras que tiram dúvidas e dão dicas de como usar o produto com mais eficiência.

Já se você vende óculos de sol, que tal um ambiente mais iluminado, que remete a praia e com o cheirinho do mar? Tudo isso fará com que as pessoas sejam enviadas imediatamente para outro ambiente e sempre que sentirem a mesma coisa, se lembrarem da compra realizada em sua loja. E aí, gostou das dicas? Entre em contato conosco :D Fale com um de nossos atendentes e descubra o que a Agência Glass pode fazer por você! :D

0 visualização0 comentário

Siga-nos nas redes sociais

  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Instagram
  • White LinkedIn Icon

© 2019 por Agência Glass.