top of page
Buscar
  • Agência Glass

Growth Marketing: aprenda a adotar em sua empresa e triplique seu faturamento

Você já deve ter ouvido falar Growth Marketing e Growth Hacking, não é? Saiba que são a mesma coisa e fique com a gente para entender as diferenças e saber como aplicá-las.





Growth Marketing é uma estratégia que tem como objetivo atrair mais clientes para uma empresa através do relacionamento e das boas práticas. É um processo voltado à experimentação e ao levantamento de hipóteses, mas não é sinônimo de Growth Hacking.


Então se você ficou interessado nessa tendência seja para trabalhar na área ou ter alguém para aumentar as vendas da sua empresa, saiba que ter uma área de growth (crescimento) está se tornando uma obrigação se você quer ser mais competitivo no mercado.


Nesse texto vamos abordar algumas questões, como:

  • Como inaugurar na minha empresa o growth?

  • Por onde começar?

  • Qual a importância do Growth Marketing em um negócio?

Fique tranquilo(a), hoje vamos passar por muitas etapas sobre o tema. Você vai entender melhor tudo sobre Growth Marketing e como ele se assemelha ao Growth Hacking, que até pode ser considerado seu irmão mais velho.


Afinal, o que é Growth Marketing?

O Growth Marketing é uma estratégia a longo prazo que reúne técnicas de vendas, análise de dados e Growth Hacking (vamos abordar adiante) e tem como objetivo principal trazer mais clientes para uma empresa, criando relacionamento e aplicando práticas de crescimento no decorrer do processo.

Esse processo, normalmente, é realizado criando maneiras inovadoras e criativas de chamar atenção de novos públicos, gerar interesse e conexão e reter essas pessoas com a marca ou produto.

Como dissemos anteriormente, é uma estratégia a longo prazo pois o foco está em toda a jornada de compra e retenção dos usuários, e não somente alavancar vendas e receita, que é o caso do Growth Hacking.

O objetivo central sempre gira em torno de melhorias na empresa, fazendo com que consigam economizar recursos ou que aumentem a receita.


Como funciona essa estratégia? Quais são as habilidades de um Growth Marketer?

Em resumo, um profissional de Growth Marketing terá uma linha de pensamento voltada ao raciocínio e a experimentação e levantamento de hipóteses.

Esse profissional precisa ser um ótimo observador, analisar os dados e comportamentos relacionados ao usuário ou ao seu público. Assim, irá saber quais “saídas” criar para que a empresa tenha mais clientes, e claro, mais receita no fim do mês.

Normalmente, quem trabalha com Growth Marketing já atuou em algum momento com outras áreas do marketing, como por exemplo tráfego (ads em geral) ou áreas de produto.


Por que você deveria utilizar o Growth marketing em sua empresa?

Por um simples motivo: Há uma melhora muito significativa nos processos de marketing e vendas.

Não importa qual é o tamanho da empresa que você trabalha ou administra, ter a ajuda de um profissional que trabalha com esse assunto em específico é sempre bom. Caso ainda não tenha, invista em treinamentos ou contrate um analista/head de Growth Marketing.


Quais são as diferenças entre Growth Marketing e Growth Hacking?

Os nomes são parecidos, as origens se assemelham mas há diferenças importantes entre eles. Apesar que alguns dizem que essas áreas ou nomenclaturas abordam a mesma coisa, apenas com nomes diferentes, mudando muito pouco quando falamos do trabalho prático no dia a dia.


A verdade é que o Growth Hacking é uma metodologia veloz, bem conhecida do mundo das startups de crescimento acelerado, já o Growth Marketing tem um foco mais a longo prazo.


No Growth Marketing, mais do que procurar “brechas” e hacks milagrosos, ele pensa no desenvolvimento da empresa, e foca muito no usuário – mesmo depois das vendas. É uma metodologia que vai além somente da prática e foca muito nos dados.

Porém é importante saber que muitos frameworks e metodologias são compartilhados por ambas. Por exemplo, o funil pirata do growth é utilizado em ambas as áreas, e são usados para mapear as estratégias de venda e retenção.

Então quando você precisar estudar modelos e frameworks de growth, estude material de Growth Hacking, e não de Growth Marketing. Isso porque você dificilmente encontraria algum.



E quais as diferenças comparando ao marketing tradicional?

Aí sim a gente tem muita diferença. O marketing tradicional, até por vir antes da internet, era muito centralizado em públicos regionais e soluções offline.

A mensuaração do ROI (retorno sob investimento) no marketing tradicional é inviável quando pensamos em panfletos, anúncios na rádio ou televisão.

Já o Growth Marketing tem a vantagem de ver os resultados das campanhas em tempo real, graças ao mundo online. Outro ponto muito importante é a adaptabilidade.

Seus experimentos alteram produtos e soluções conforme as necessidades do mercado, e é comum haver experimentos nos canais digitais. Neles, é muito mais fácil aplicar testes e hipóteses para obter dados e com isso alavancar o crescimento.

Entenda as fases do Growth Marketing

Existe um passo a passo ou trajetória para conseguir ter resultados com a aplicação do Growth Marketing. Nesse processo, existem algumas fases, mas vamos abordar as 4 principais:


1. Análise dos dados (do público e da empresa)

É necessário gerar e coletar dados qualitativos e quantitativos sobre seu negócio. Eles vão estabelecer qual tipo de melhoria ou lacunas são existentes na empresa.

Caso os dados ainda não estejam sendo coletados e analisados da melhor maneira possível, é ideal voltar um passo atrás e aprender mais sobre uso de dados no marketing.


2. Priorização

Essa é a fase onde é decidido quais tipos de ações e projetos são criados para que a equipe de growth fique focada nas próximas semanas – ou até meses.

Nesta etapa é muito comum as reuniões, brainstormings e a utilização do Ice Score (é uma ferramenta de priorização de projetos, ideias e recursos, de forma simples e ágil, através de um sistema de pontuação de quesitos).


3. Execução

Como o nome já diz, é aqui que colocamos os experimentos para rodar.

O ideal é que haja um limite de experimentos e variáveis, pois do contrário, ficará imperceptível qual das ideias foi a que originalmente rendeu o crescimento ou a falha do projeto.


4. Análise dos resultados

Muitos pensam que a execução é a fase final do processo. Negativo pessoal!

Quem trabalha nas áreas de projetos, produto e growth devem saber desde já que essas etapas são cíclicas. Dessa forma, é necessário entender o que deu certo e o que deu errado na fase anterior.

Por isso, é fundamental que o head de Growth Marketing sempre tenha um backlog ou “controle” com as ações dos últimos meses.

Como adotar o Growth Marketing em uma empresa?

Explicamos tudo sobre o que é Growth Marketing, quais suas diferenças e as vantagens de ser aplicado em uma empresa. Agora vamos responder outra pergunta: como aplicamos ele em uma empresa?


Existem algumas formas de se tornar uma empresa que se importa com dados e com táticas de crescimento. Mas em resumo, há 3 principais caminhos para você:

  1. Contratar alguém da área, mesmo que seja alguém júnior;

  2. Investir em treinamento, seja para você ou sua equipe;

  3. Contratar consultores de Growth que vão ajudar na construção do time.

Um fator não exclui o outro. Mesmo que você tenha contratado alguém, é ideal que faça algum curso sobre Growth Hacking e que comece a colocar alguns projetos para rodar em sua empresa.

Saber mais sobre o assunto vai muito além de uma skill boba para colocar no LinkedIn, mas sim algo que pode realmente mudar a forma que você faz negócios.


Outro ponto importante é que existe uma crença que somente se pode contratar pessoas seniores para tais cargos. Contudo, não existe tanta gente assim disponível com anos de experiência, mas sim muitos com vontade de colocar em prática o que sabem, mesmo com menos de 1 ano de experiência.


Implementando a mentalidade aos poucos

Implementar o growth em uma empresa não é apenas uma questão de contratação, mas também de comportamento.

Então para aqueles que desejam implementar o método, a dica é implementar o growth mindset nas pessoas. Dessa forma, as reuniões, os processos e os objetivos das equipes vão mudar naturalmente, pois estarão acostumados com a metodologia e as boas práticas, que são várias.


Esperamos que você com esse artigo tenha entendido de forma mais clara o que é o Growth Marketing, a diferença entre ele e o Growth Hacking e como implementá-lo na sua empresa. Qualquer dúvida nos mande um e-mail ou fale conosco pelas redes sociais.

2 visualizações0 comentário
bottom of page