Buscar
  • Luciana Lacerda

GUIA LEAD MAGNET: O QUE É E COMO CRIÁ-LO EM SUA ESTRATÉGIA DE CONTEÚDO.

Atualizado: Mai 14



Se você quer ter os resultados esperados na sua estratégia de Marketing de Conteúdo, um dos métodos mais eficientes é o Inbound Marketing juntamente com o uso de lead magnet.


Essa ferramenta permitirá você obter, de maneira minimamente invasiva, algumas informações sobre os visitantes do seu site.


Assim, será possível se comunicar diretamente com a sua audiência, fazendo com que seu público deixe de ser apenas expectador e se transforme em leads, ou até mesmo em clientes. Se você identificar quais são os gostos, interesses e dores da sua audiência, já tem definida a sua persona.


Partindo daí, você pode começar a criação dos lead magnets, que irão ajudar a sua estratégia de marketing de conteúdo a ir para frente.


Neste artigo, você vai saber mais sobre o que são os leads magnets, como fazê-los, suas vantagens, e quais são os mais utilizados atualmente. Continue a leitura para aprender:

  • O que é um lead magnet?

  • Que benefícios a criação desse tipo de conteúdo oferece?

  • Como criar um lead magnet eficiente?

  • Quais são os lead magnets mais utilizados?


O que é um lead magnet?


Um lead magnet é conteúdo gratuito e de qualidade que você oferece para sua audiência em troca de informações, ou seja, nome, e-mail, telefone e outros dados para contato. O objetivo de utilizá-lo é que o usuário que estiver visitando seu site se torne um lead, assim aumentando as probabilidades de que ele realize uma compra.


É imprescindível que você tenha em mente a sua persona para que a criação desses conteúdos seja mais simples e eficaz. Com isso, você poderá considerar quais são suas dores, necessidades e desejos, e abordá-los de forma direta.


Além disso, é necessário que o conteúdo do seu lead magnet seja de ótima qualidade, para que sua audiência sinta que o fato de ter compartilhado suas informações de contato tenha valido a pena e finalize o seu processo para se tornar um lead o quanto antes.


Que benefícios a criação desse tipo de conteúdo oferece?


Com certeza o principal benefício dos leads magnets é o aumento dos leads, mas não é somente isso. Sua criação e uso também oferecem as vantagens que listamos, a seguir.


Oportunidade de gerar mais clientes em potencial


É regra: quanto mais leads você obtiver, mais clientes potenciais você vai ter. Consequentemente, vão começar a gerar cada vez mais compras.


Gerar uma base de dados de contatos


Assim que receber os dados de contato da sua audiência, poderá ter acesso a mais informações sobre ela. Utilizando-as de forma correta, terá uma base de dados de grande utilidade para a elaboração de novas estratégias.


Permite fidelizar os leitores


É muito importante manter seus leitores interessados na sua marca. Para isso, é preciso cuidar sempre da qualidade do seu conteúdo. Essa deve ser a sua maior prioridade no momento de sua criação.


Além da qualidade, para manter seu público interessado na sua marca, é muito importante que os conteúdos gerados sejam do interesse do leitor e consigam solucionar seu desejo ou necessidade.


Facilitar os clientes potenciais a encontrarem seu produto ou serviço na internet com mais facilidade


O uso de lead magnets oferece a oportunidade para que seus clientes cheguem até seu site através dos buscadores. Portanto, não se esqueça de utilizar as técnicas de SEO para conseguir um melhor posicionamento nos mecanismos de busca e obter maior tráfego orgânico no seu site.


Como criar um lead magnet eficiente?


Não restam dúvidas de que ter lead magnets irá ajudar em sua estratégia de Inbound Marketing. Contudo, tê-los, não é suficiente, a ideia é fazer bons conteúdos para que consigam cumprir sua função principal.

Veja quais são os pontos que você deve cumprir para a elaboração de bons lead magnets.


Persona


Para você conseguir fazer um bom lead magnet, é muito importante que conheça as dúvidas, necessidades e dores da sua audiência. Uma forma de obter essas informações é realizar uma análise das suas publicações anteriores, vendo quais foram as mais comentadas, compartilhadas etc.

Entendendo cada um desses aspectos, você poderá elaborar os conteúdos focados exclusivamente no que a sua audiência espera encontrar, e não perder tempo com o que não gera nenhum benefício.


Esquema de conteúdo


Como o lead magnet é um conteúdo gratuito que oferecemos em troca de informações, é fundamental não se estender muito na sua elaboração. Nós, da Agência Glass, recomendamos que seja estruturado de uma forma simples, mas muito bem focado, respondendo às dúvidas da audiência para que, assim, volte mais vezes até seu site e continue procurando cada vez mais conteúdo, deixando para trás o seu concorrente.

Quais são os lead magnets mais utilizados?

Entre os tipos de lead magnets mais usados, podemos destacar:

  • webinars;

  • cursos online;

  • templates editáveis.

  • guias PDF;

  • infografias;

  • acesso a conteúdo exclusivo;

  • ebooks;

  • checklists;


Cabe ressaltar que os exemplos mencionados não são os únicos tipos de lead magnet. O uso de cada um deles vai depender, exclusivamente, do tipo de produto ou serviço que a sua empresa oferece.


Aprofunde-se e comece agora mesmo a fazer as pesquisas correspondentes para elaborar os lead magnets! Isso vai te ajudar na sua estratégia de marketing de conteúdo!


Esperamos que este artigo tenha sido de grande ajuda e te convidamos para conhecer algumas ótimas ferramentas de automação de marketing! :)

Chega de esperar para alavancar sua empresa explorando as ferramentas de marketing digital! Venha para a Agência Glass! Entre em contato conosco para saber mais.


1 visualização0 comentário