top of page
Buscar
  • Foto do escritorLuciana Lacerda

MARKETPLACE: O QUE É E COMO FUNCIONA ESSE MODELO DE VENDA?

Atualizado: 10 de fev. de 2021



"Shopping virtual" seria a melhor definição para descrever o que é um marketplace. Ele funciona como um portal de vendas online colaborativo. Ou seja, diferente de um clube de assinatura ou e-commerce tradicional, esse modelo reúne diversos lojistas em um único espaço.


Para os lojistas a vantagem é que ele será visto por mais gente aumentando as chances de atingir o público-alvo. Já para o consumidor, a ideia é oferecer a mesma experiência de compra de um shopping (que reúne uma grande diversificação de lojas), só que online.


Em alguns casos, a visibilidade dos lojistas aumenta porque os marketplaces são sites conhecidos e comumente acessados pelos consumidores. Grandes exemplos de marketplaces são: Americanas.comSubmarino.comBuscapéDafiti, entre outros. O que é: O marketplace é uma espécie de ‘shopping virtual’. Ou seja, uma loja online com diversas lojas inseridas. Podem ser de apenas um nicho, como de roupas ou sapatos. Ou de itens diversos. Também podendo ser apenas de produtos novos, usados, ou ambos.

O marketplace é um sistema de e-commerce colaborativo. Tem navegação continua e é possível aplicar filtros para chegar ao produto desejado. Além disso, muitas vezes tem layout parecido com as lojas virtuais. A diferença é que ele conta com diversas lojas. 


Um marketplace de roupas pode ser filtrado por categorias como camisetas e bermudas, por exemplo. Também, por haver diversas lojas dentro do mesmo site, é possível ver apenas as roupas de determinada loja ou marca.

Como funciona:

Para vender em um marketplace, primeiro, é preciso fazer uma pesquisa sobre qual será o que melhor se encaixa. Assim, identifique se você pretende participar de um com diversos nichos ou um em particular. 


Também há a opção de vender seus produtos em mais de um site gerando assim mais exposição e possibilidades de vendas. Isso faz com que o cliente que busca algo específico em outro marketplace encontre seu produto outra vez. Criando mais chances de compra.


Para expor seus produtos e sua marca, é preciso fazer um cadastro em um desses sites. Ou seja, inserir os dados da empresa e dos produtos. Nesse cadastro estará explicito os valores que serão cobrados por cada marketplace.


Normalmente essas plataformas cobram através de taxas podendo ser por venda, por visibilidade, como comissão, ou outros.


Um dos exemplos mais conhecidos são os sites AliExpress, Amazon e eBay, onde se compram diversos itens. Eles são exemplos de marketplaces pois trazem diversas lojas de diversos lugares. 


Alguns dos principais marketplaces no Brasil atualmente são:

  • B2W – Composto pelas marcas Americanas.com, Submarino, Shoptime, SouBarato e outras;

  • Mercado Livre;

  • Amazon;

  • Shoes Inbox;

  • Walmart Marketplace;

  • HP Marketplace;

  • Netshoes;

  • Zattini;

  • Dafiti;

  • Enjoei;

  • OLX;

  • E outros.


Vantagens:


Visibilidade

É mais fácil atrair o público para um website que conta com diversas marcas e produtos do que para um e-commerce de apenas uma loja. Portanto, ganha-se visibilidade através da divulgação feita por todo o marketplace. Baixo investimento e alto retorno

Exige-se um baixo investimento para começar as vendas através de um marketplace e o retorno obtido pode ser alto de acordo com o sucesso das vendas.


Diversificação do público

O público que acessa o marketplace é muito variado, muitos deles nunca procurariam pela sua loja. Mas, ao ver os produtos todos em um mesmo lugar, podem acabar se interessando. Desvantagens Depender do marketplace

Um grande perigo é ficar dependente do marketplace e não conseguir vender por conta própria. Isso pode ser um grande problema em casos de imprevistos em relação ao marketplace.


Pouca importância para a sua marca

Por estar exposto com várias outras marcas, a importância e o reconhecimento que você recebe podem não ser tão bons quanto nas vendas pelo seu próprio site.


Competição pelo preço

Em marketplaces com muitas lojas de um mesmo segmento pode acontecer de ter tantas opções diferentes que o preço se torna um fator diferencial. E a competição pelo preço nem sempre é vantajosa.


Quer saber como aproveitar as vantagens do marketplace e não sofrer com as desvantagens? Fale com alguém de nosso time. Estamos prontos para atendê-los ;)

12 visualizações0 comentário
bottom of page