Buscar
  • Agência Glass

O que é e como se adequar ao Marketing Humanizado?

Nova tendência do marketing digital: Marketing Humanizado, o trend do momento.

Quer saber o que ele é e como implantar ele em sua empresa? Dá uma lida em nosso conteúdo e depois venha falar conosco! 😉


Todo mundo sabe que a automação de marketing caiu no gosto do mercado

No entanto, uma outra tendência tem acompanhado esse crescimento: o Marketing Humanizado, o trend do momento.


Quer saber o que ele é e como implantar ele em sua empresa? Dá uma lida em nosso conteúdo e depois venha falar conosco! 😉

O marketing humanizado, assim como o nome já sugere, é aquele que busca humanizar os processos e estabelecer conexão com os usuários. Esse tipo de marketing começou a se tornar uma tendência quando as marcas buscaram aumentar a humanização dentro dos seus processos, o que foi fortalecido através do Marketing Digital.


Isso aconteceu, principalmente, como reflexo do que as pessoas buscam e desejam encontrar em uma empresa. Atualmente, os consumidores não querem apenas consumir, mas sim ter uma boa experiência durante todo o processo de compra e com isso, muitas vezes gerar uma identificação com a marca.


Para que isso seja possível, é importante que você invista pesado em criar um relacionamento com o consumidor durante todas as etapas do funil de vendas, disponibilizando conteúdo e focando nas necessidades dos futuros clientes.


Vale ressaltar que não existe apenas uma forma de implantar essa ação, cada empresa pode fazer do seu jeito, o ideal é não seguir nenhuma fórmula pronta. É importante que você utilize a emoção, empatia, mas tudo isso sem se esquecer da ética.

Mas qual é o impacto dessa informação depois de entregue ao usuário?

Segundo uma pesquisa realizada pelo Retail Dive, 70% dos consumidores desejam uma interação humana ao invés de robótica. Dentre eles, 48% afirmam que a razão dessa preferência se dá por robôs ou atendimento automáticos não conseguirem entender e ajudar, de fato, em suas dificuldades.


Através desses dados podemos concluir que, apesar da evolução da tecnologia, os clientes ainda buscam o atendimento humano e valorizam as empresas que investem nisso. De acordo com a mesma pesquisa citada acima, 61% dos clientes afirmam que receber um atendimento personalizado, seja por e-mail, chat ou mídias sociais é importante para eles.

E como começo no meu negócio?

Fazer Marketing Digital Humanizado é falar com sua persona de maneira próxima. Dessa forma, se torna mais fácil conquistar e fidelizar clientes, o que resulta em negócios fechados acima da média do mercado. Mas como aplicar isso na sua empresa? A Agência Glass te conta!

Como citamos anteriormente, os e-mails em massa gerados pela automação de marketing já fazem parte do dia a dia do consumidor. Afinal, quem nunca deletou um e-mail sem nem mesmo abri-lo? O desafio é justamente esse: fazer com que o público absorva a correspondência enviada a sua caixa de entrada.


Personalização é a chave! Mas, para isso, você precisa desvendar os hábitos de consumo e de vida do seu target, utilizando essas informações para surpreendê-lo.

Aplicando o Marketing Digital Humanizado

Personalização

Se vamos usar automação e, ao mesmo tempo, humanizar o Marketing, personalizar é fundamental.


Quando o Inbound Marketing surgiu no Brasil, iniciativas Outbound automaticamente se tornaram “vilãs.”. Na época, muita gente achou que o Cold Mail (abordagem comercial via e-mail sem ter qualquer interação anterior com o lead) estava morto.

Com a popularização da obra “Receita Previsível”, de Aaron Ross, que teve ampla divulgação no Brasil a partir de 2015, o conceito foi resgatado e voltou a ser amplamente utilizado em processos de vendas.


Sabe qual o segredo descrito no livro? Enviar mensagens massivas que parecem ter sido escritas pessoalmente para o receptor.


Você provavelmente já confundiu um e-mail automatizado com um e-mail personalizado. Isso é possível graças ao uso de dados aliado a uma comunicação humanizada. Ela considera não apenas variáveis numéricas e informações impessoais, mas também o contexto, as emoções e as dores de quem recebe a mensagem.

Transparência

Além da personalização, uma das melhores formas de humanizar o Marketing é ser transparente.


Permita que o lead tenha acesso a todos os tipos de avaliações feitas para o seu negócio, até mesmo as negativas. Ver os feedbacks de pessoas reais permite mais transparência e faz com que o processo de decisão de compra seja mais assertivo.

As empresas que apagam comentários negativos e deixam somente as avaliações positivas geram certa dúvida nos compradores. Afinal, eles são inteligentes o suficiente para saber que nada é tão perfeito assim.


No final das contas, o que seu público quer é se sentir seguro ao adquirir um produto ou serviço. Contudo, ao ser equilibrado e tratar seu cliente com sinceridade, sua marca ganha confiança. E, consequentemente, conquista os decisores, fechando negócios mais rápidos e em maior escala.

Produção de conteúdo

Por último, ressaltamos que a melhor forma de fazer Marketing Digital Humanizado é através de produção de conteúdo.


Redes sociais, vídeos, blogs, e-mail. As possibilidades de interação são infinitas.

Lembre-se que a sua produção de conteúdo é o principal canal de diálogo com o seu público. Espelhe-se em marcas como Netflix e Nubank e comece a criar materiais que realmente impactam a vida das pessoas.


Some a isso o uso os dados sobre comportamento, gostos e histórico de consumo do cliente e obtenha resultados incríveis com conteúdo digital.

Quer saber como nós da Agência Glass, incluímos o Marketing Digital Humanizado em nossos processos? Entre em contato conosco e descubra!

0 visualização

Siga-nos nas redes sociais

  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Instagram
  • White LinkedIn Icon

© 2019 por Agência Glass.