top of page
Buscar
  • Agência Glass

O que é Inbound Marketing? Aprenda como atrair e conquistar mais clientes.

Estratégias atualizadas para 2023!


O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias focado em atrair, converter e encantar clientes. Ao contrário do Marketing tradicional, o Inbound Marketing faz uso de Marketing de Conteúdo, SEO e Estratégias em Redes Sociais para atrair clientes por meio de canais online.



O que é Inbound Marketing?


Inbound Marketing ou Marketing de Atração tem como estratégia principal criar um relacionamento com seu público alvo, para isso ele se baseia em uma comunicação direta e em compartilhamento de conteúdo específico. Os clientes vêm até sua empresa atraídos pela mensagem compartilhada.


Muitos profissionais chamam o Inbound Marketing de Novo Marketing pois ele "continua" a conversa com seu público, traz conteúdo atual e valioso para sua audiência. Antigamente o marketing vinha muito como uma interrupção, algo além para chamar atenção, captar e reter.


Para ficar mais fácil a compreensão separamos as principais características do Inbound Marketing:

  • comunicação aberta: marca e cliente se engajam em discussões e iniciativas, a interação é aberta e constante;

  • continuidade: em vez de interromper as pessoas, a mensagem da marca é passada de forma contínua, nos momentos mais convenientes para elas;

  • maior engajamento: a partir de um relacionamento de confiança criado pela constante geração de valor sem interrupções, o engajamento é maior.

Será que vale a pena investir em Inbound Marketing?

Segue abaixo 5 motivos para você avaliar!

  1. Alcance do público certo

Segundo a Content Trends, empresas que usam o Inbound Marketing como estratégia principal atraem 2,2 vezes mais visitas em comparação com as que não fazem uso dele. Mas nosso foco não é só na quantidade e sim na qualidade! Essa mesma pesquisa destacou que as empresas que usam marketing de conteúdo também conseguem gerar 3,2 vezes mais leads (clientes em potencial) que as empresas sem uma estratégia similar. Ou seja, voc~e vai atrair mais público e mais público certo!


2. Maior poder de persuasão


A persuasão é um dos elementos mais importantes para fechar vendas. O Inbound Marketing proporciona maior poder de convencimento porque é um argumento baseado em informações sólidas e que é construído através de relacionamento.

Durante todo o processo Inbound, a persona (público) recebe exatamente o tipo de conteúdo que precisa, o que dá a ela tempo suficiente para se convencer e continuar pesquisando.

E quando chega o momento conversar com os leads, especificamente, sobre como o seu produto ou serviço é o melhor para eles, todo o histórico entra em jogo.

51% das empresas que usam mídias sociais disseram que um dos principais benefícios é ampliar as vendas e o número de clientes.

Resumindo: o relacionamento que você se esforçou tanto para construir vai fazer toda a diferença no momento mais decisivo da jornada de compra.


3. Ciclo mais curto de vendas


Ciclo de vendas mede o tempo que sua empresa gasta desde o contato inicial até o fechamento da venda, considerando todas as etapas da jornada.

Quanto mais tempo leva para converter leads em clientes, maior é o gasto de conversão.

Uma outra característica importante do Inbound é reduzir o tempo necessário para levar alguém a comprar. O que gera ECONOMIA!

Isso acontece por causa do conteúdo altamente relevante e personalizado, que acelera a movimentação dos leads pelo funil de vendas e os coloca mais cedo na etapa de decisão para compra.

Segundo a pesquisa Martech, 50,4% das empresas que adotam Inbound Marketing têm ciclo menor que 30 dias. Apenas 29,5% das que usam métodos Outbound têm esse desempenho.

Entre os resultados de ter um ciclo de vendas menor estão, principalmente, o aumento das vendas e a diminuição de custos, o próximo benefício do qual vamos falar.


4. Diminuição de custos


Quando se fala em custos, o ideal é sempre o mínimo possível, certo?

Além de diminuir os custos de conversão, o Inbound também é relativamente mais barato que soluções tradicionais, como anúncios e ativações de marca.

O que fica ainda melhor é que essa redução dos custos não faz o negócio sofrer com a perda de qualidade ou a diminuição de resultados. É apenas um investimento mais eficiente e inteligente!

Com menos desperdício de recursos você tem um orçamento maior para aplicar em táticas que realmente funcionam, e continuar escalando sua estratégia de Inbound Marketing.


5. Ticket médio maior


Leads qualificados e bem informados durante o processo de funil de venda se sentem mais confiantes para comprar e, por conta disso, costumam gerar um ticket médio maior com relação aos que não passam por esse processo.

O Inbound Marketing tem todas as ferramentas que você precisa para nutrir os leads e acompanhá-los de perto antes de oferecer algum produto ou serviço. Eles compram consciente da necessidade e da solução apresentada e não por emoção.

Além de vender mais e melhor, o processo apresenta um risco menor de tentar vender antes da hora, o que poderia atrapalhar a venda definitivamente.


Se até aqui você ainda não se convenceu que o Inbound Marketing é a melhor estratégia para sua empresa, vamos deixar abaixo mais algumas estatísticas para você :

  • Lojas virtuais que adotam uma estratégia de SEO (muito utilizada no contexto do Inbound) conquistam 13,2 vezes mais visitantes e 5,7 vezes mais clientes em comparação com os e-commerces não otimizados com SEO. (E-commerce Trends, 2017);

  • 69,4% dos usuários descobrem lojas virtuais por meio de redes sociais. (E-commerce Trends, 2017)

  • Compradores que usam as mídias sociais têm, geralmente, orçamentos 84% maiores que os de compradores que não usam social. (IDC, 2014)

  • 58,7% dos clientes já fizeram uma compra devido a um email. (E-commerce Trends, 2017);

  • 73% das empresas concordam que o e-mail apresenta um ROI considerado como “bom” a “excelente”. (Econsultancy, 2016);

  • 92% de todos os profissionais de marketing revelaram que seus esforços de social media geraram mais exposição para seus negócios. (Social Media Examiner, 2016);

  • 94,1% das instituições de ensino usa as publicações em redes sociais como uma das principais formas de investimento em Marketing Digital. (EduTrends, 2016).

Com tantos números positivos, não há porque ainda ter dúvidas dos benefícios que essa estratégia pode trazer para o seu negócio. A única coisa que pode prejudicar sua empresa é a falta de planejamento ou uma execucação de baixa qualidade.

Se você não tiver uma equipe ou não tiver seguro(a) de embarcar nessa sozinho(a), fale com a Agência Glass! Temos um time multidisciplinar preparado e focado em resultados para tornar seu negócio referência.






3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page