top of page
Buscar
  • Agência Glass

O QUE É E COMO UTILIZAR O PLANEJADOR DE PALAVRAS - CHAVE DO GOOGLE A SEU FAVOR?



Saiba o que é e aprenda a importância do planejador de palavras do Google

Se você está aqui é porque já ouviu falar no Planejador de palavras-chave do Google, certo?

Não é segredo para ninguém que o Google disponibiliza diversas ferramentas — muitas gratuitas! — para auxiliar pessoas que desejam aperfeiçoar seus conteúdos e anúncios. Assim, dentre elas, destaca-se o Planejador de palavras-chave.


Neste artigo, vamos esclarecer os principais detalhes sobre tal recurso e compartilhar o passo a passo de como você pode utilizá-lo.

Afinal, o que é o planejador de palavras-chave do Google?

A primeira coisa é entender do que se trata o planejador de palavras-chave do Google.

Estamos falando de uma ferramenta gratuita do Google Ads para anunciantes que estão começando ou já tem algum tipo de experiência com a plataforma.


É correto dizer que ele funciona como um laboratório para criar novas campanhas dentro dessa rede de pesquisa, ou seja, você pode utilizar desse instrumento para pesquisas palavras-chave e ver o desempenho dentro de uma grande variedade delas, por exemplo.


O próprio nome da ferramenta nos ajuda a entender o seu funcionamento, já que auxilia anunciantes a escolher lances e orçamentos competitivos para serem utilizados dentro de campanhas.


Mas como posso utilizar a ferramenta de palavras – chave do Google?

Agora que você já entendeu o que é o planejador de palavras – chave do Google, vamos entender melhor como essa ferramenta poderá ser utilizada ao seu favor:

· Primeiramente, você deve ter uma conta do Google Ads, caso ainda não tenha, faça o cadastro, é super simples;

· Se já tiver um cadastro, é hora de fazer o seu login corretamente;

· Há um ícone que diz ‘’ferramenta’’, no canto superior direito;

· Em seguida, clique em ‘’planejamento’’;

· Após tudo isso, clique em ‘’planejador de palavras – chave’’;

· Coloque um ou mais itens na caixa de pesquisa;

· Clique em ‘’enter’’, depois de cada uma dessas opções:

1 – Você deve colocar palavras – chave ou frases que vão descrever o que você está anunciando;

2 – Você pode copiar a URL da sua página ou de algum outro site que tenha relação com o que você está anunciado.


Depois de escolher se colocará palavras – chave, frases ou uma URL, você vai precisar clicar em ‘’primeiros passos’’. Assim, você pode visualizar novas ideias de palavras – chave, bem como, o histórico de estatísticas, pesquisas mensais e informações sobre a concorrência.

E o que eu posso fazer com os resultados apresentado pelo planejador de palavras – chave?

Depois de aprender a fazer todo o processo você pode utilizar a página ‘’ideias de palavras – chave’’ para uma série de coisas, tais como:

· Filtrar os resultados por texto da palavras – chave, ver os valores menores, os valores maiores, concorrência, taxa de impressão orgânica, parcela de impressões e por fim, pode até mesmo deletar palavras – chave que já existem na conta;

· Você vai ter acesso ao lance sugerido para cada palavras – chave, que é uma ótima maneira de determinar o seu orçamento;

· Ver os dados de volume que a palavras – chave teve em diferentes períodos e momentos;

· Fazer o download de ideias de palavras – chave;

· Acrescentar palavras – chave ao seu plano para acessar previsões mais detalhadas, como, por localização, idioma ou mesmo configurações de rede.

Confira alguns truques sobre o planejador de palavras – chave

Existem mais truques que podem te ajudar na otimização das palavras – chave.

Como por exemplo, o conhecimento da sua persona. A primeira coisa para te auxiliar ainda mais no uso dessa ferramenta é saber com quem você está lidando, essa é uma forma de saber se a pessoa está visualizando seu anúncio no celular ou no computador, por exemplo.


Além disso, para evitar resultados de palavras que não tem relação nenhuma com a sua oferta, é possível incluir as palavras – chave negativas, que é outra estratégia bem utilizada para alcançar ainda mais pessoas.

Você ainda pode agrupar as palavras – chave por tema, levando em conta a base de produtos ou de serviços. Porém, uma coisa que poucas pessoas citam mas é muito importante saber, é que o exagero de palavras – chave pode não te ajudar. Para realmente conseguir um resultado satisfatório o ideal é utilizar de 5 a 20 palavras pra cada grupo de anúncios.

O que falam sobre quanto mais palavras – chave melhor, é uma grande furada e não vai atingir o público do jeito que você deseja.

As variações das palavras – chave é outro ponto muito importante e pode ser considerado uma estratégia ‘’extra’’ para você conseguir os seus objetivos.

Se você colocar somente a correspondência exata das palavras – chave pode perder público por isso. As variações, como falta de acento, erro ortográfico ou mesmo plurais podem interferir no seu alcance. Claro que para isso você deve estudar o público alvo, como foi mencionado, se a escolaridade de tal público for alta, essa é uma estratégia que você pode ‘’pular’’, por exemplo.


Fazer uso de letras em maiúscula ou em minúscula não vai interferir em nada no resultado final.


Por fim, é muito importante continuar investindo em um conteúdo relevante para o seu anúncio. Você pode fazer tudo isso que mencionamos com as palavras – chave, mas não vai conseguir alcançar seu público sem um conteúdo que realmente possa chamar atenção.

Juntando um bom conteúdo e essas dicas super valiosas sobre palavras – chave, nós, da Agência Glass, temos certeza que seu anúncio será um sucesso e os acessos aumentarão de forma significativa.

Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco ;)

11 visualizações0 comentário
bottom of page