top of page
Buscar
  • Agência Glass

VOCÊ CONHECE A IMPORTÂNCIA DO PÓS VENDA?

Atualizado: 9 de fev. de 2021

Já dizia Kotler que "conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes.”


Conquistar novos clientes é um desafio que vem se tornando cada vez mais complicado para os e-commerces visto a crescente competitividade desse mercado. Além disso, como já dizia o famoso Philip Kotler, “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes.” Com um bom pós-venda, a chance de um comprador virar um cliente fiel é muito mais alta. Pensando nisso, vamos falar sobre o que é pós-venda e qual a importância para fazer qualquer negócio dar certo. Afinal, muitas empresas investem muito para atrair novos compradores, mas deixam de lado aqueles que já são seus clientes. Mas o que é o investimento no pós-venda?

Investir no pós venda é realizar basicamente todas as atividades pensadas em manter um bom e satisfatório relacionamento com o cliente. Oferecendo um atendimento de qualidade e visando atender às necessidades dele. Esse processo resulta na fidelização e lealdade do cliente com a sua marca. Ou seja, um bom pós-venda faz com que você tenha clientes fidelizados e deve ser tão bem feito quanto a finalização de uma venda. Ao manter essa relação após o fechamento da compra, o cliente consegue notar que a sua marca é séria e que se importa com os consumidores. E isso gera maior credibilidade no seu ramo. :D Tenha sempre em mente de que nada adianta ter os melhores produtos e fazer a maior divulgação da sua marca se, logo após o fechamento da compra, você deixa o comprador desamparado e insatisfeito com qualquer etapa do processo de venda. Lembre-se de que isso interfere e muito na sua reputação tanto em marketplaces quanto no e-commerce. Para garantir um bom pós-venda, é indispensável que você ofereça um suporte de qualidade em todas as etapas de venda, desde o primeiro contato, até quando o produto chegar ao comprador. Sugerindo recomendações e aceitando críticas, visando sempre melhorar a experiência do cliente. E quais são os tipos de Pós-venda?

Existem 2 tipos de pós-venda e é importante entender quais são as principais diferenças entre ambos e utilizá-los ao máximo. Os dois tipos tem um único objetivo: transmitir confiança para manter o cliente satisfeito. Pós-venda Ativo No pós-venda ativo, é você, vendedor, que entra em contato com o comprador.

Alguns dias depois da compra, pergunte ao cliente se ele está satisfeito. Dessa forma, você tem noção de como foi a experiência de compra dele, notando o que pode ser melhorado e o que está dando certo já. Além desse contato, o pós-venda é um ótimo momento para você se mostrar disposto a sanar qualquer dúvida ou problema que ele tenha. E se for conveniente, sugerir novos produtos ou produtos relacionados, falar sobre promoções ou lançamentos.   Ter um software de CRM é tendência para 2020, além de ser ótimo para realizar uma gestão eficiente dos contatos.

Pós-venda Receptivo Nesse formato, você disponibiliza canais de atendimento para que o cliente entre em contato, caso queira tirar dúvidas, deixar sugestões, elogios ou críticas. É um ótimo ponto para você encontrar falhas no seu processo de venda. No pós-venda receptivo, você precisa manter o histórico de conversas com o cliente sempre atualizado para evitar que haja ruídos na comunicação. E qual a importância do Pós-venda? O pós-venda serve tanto para manter uma boa imagem da sua marca quanto para garantir novas vendas. Como você já deve ter percebido, executar um bom pós-venda é de extrema importância para o seu negócio continuar progredindo. Portanto, essa interação entre sua marca e o cliente após a compra não deve ser ignorada. Transformar um comprador em cliente é mais barato e fácil do que atrair novos compradores. Seja mandar um e-mail agradecendo por comprar com você ou até mesmo esclarecer dúvidas e resolver problemas. Todas essas ajudam a tornar o cliente fiel a sua marca. Isto é, com o pós-venda você consegue engajar e encantar ainda mais os compradores, fazendo-os permanecer com a sua loja por mais tempo. Ao confiar em você, ele aceitará suas sugestões e fará mais compras. Ou melhor, você estará promovendo vendas complementares. Além de tudo isso, o pós-venda é importante para você conseguir novos compradores sem gastar com isso. Tudo isso por um motivo: marketing boca-a-boca. Um cliente satisfeito vai contar sobre sua experiência para outras pessoas da mesma forma que um cliente insatisfeito também contará. Então, se você executa um bom pós-venda, o cliente se tornará um promotor da sua marca. Lembre-se: compradores gostam de saber da opinião de outros compradores. Use isso a seu favor. Investir numa área de pós-venda na sua empresa é importante para você estreitar os laços com os clientes e alavancar suas vendas posteriormente. E que conclusão podemos tirar disso tudo? Existem milhares de e-commerces no Brasil e os números crescem cada vez mais! Portanto, para você ter destaque entre os demais vendedores online, você precisa estar ligado às novidades e evoluir sempre que necessário. E nada melhor do que começar do básico: atrair e manter seus clientes encantados com a sua marca, tornando-os fiéis. Pois você já deve ter percebido que só conquistar novos clientes hoje em dia não é o suficiente. Investir nos seus clientes é uma estratégia de venda mais rentável. Além de te proporcionar ganhos mais certeiros. Tudo isso começa com algo simples: tratar bem quem compra com você para torná-lo um promotor da sua marca. E aí, está esperando o que para alavancar sua marca de uma vez por todas? Fale com um de nossos atendentes e descubra o que a Agência Glass pode fazer por você! :D

7 visualizações0 comentário
bottom of page